Buscar no Blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bolo Clássico de Chocolate

Receitas da Branca

 


Para a massa

Ingredientes:

 

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar

Como Fazer:

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme, e polvilhe com chocolate em pó (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve.

2. Passe pela peneira a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Se quiser que o bolo fique bem escuro, troque o sal por bicarbonato de sódio em pó. Reserve.

3. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente (e geralmente não está) corte em cubos e leve ao micro-ondas, rodando de 30 em 30 segundos, até amolecer. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.

4. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

5. Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a fôrma preparada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 10 ou 15 minutos. Bolo muito quente quebra na hora de virar.

7. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Quando o bolo esfriar completamente, espalhe a calda já fria.

Para a calda ganache de chocolate

Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de mel ou açúcar

Como Fazer:

Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma panelinha, junte o creme de leite, o mel (ou açúcar) e leve ao fogo baixo. Misture até derreter o chocolate. Se quiser deixar a calda mais brilhante, acrescente uma colherada de manteiga. Deixe esfriar e endurecer um pouco, antes de espalhar no bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário